Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Quem nunca pagou o INSS tem direito de receber R$ 954 mensal da Previdência Social em 2018?

há 6 anos

Quem nunca pagou o INSS tem direito de receber R$ 954 mensal da Previdência Social em 2018? É possível que a pessoa que nunca pagou o INSS tenha direito a um benefício da Previdência Social? Sim, é uma ajuda do Governo Federal, no valor de um salário mínimo, para as pessoas de família de baixa renda.

Mas quem tem direito a este benefício? As pessoas que têm mais de 65 anos de idade ou, de qualquer idade, se tiverem alguma incapacidade de longa duração.

Além da idade ou da incapacidade, o interessado ao benefício tem que provar também que a família não tem condições de manter este idoso ou esta pessoa com deficiência, que pode ser de natureza mental, física, intelectual ou sensorial.

É como se fosse uma aposentadoria?

Exatamente isso, mas é um benefício da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) conhecido como BPC – Benefício de Prestação Continuada.

A diferença é que as aposentadorias e pensões têm o décimo terceiro e o BPC não tem.

Como o INSS avalia se a pessoa é de uma família de baixa renda?

A avaliação é feita por meio de um assistente social. Por isso, é necessário que o interessado leve no INSS, no dia do protocolo do pedido, um estudo social feito por um assistente social.

Como conseguir um estudo social?

Basta procurar um assistente social no CRAS, que é o Centro de Referência de Assistência Social.

Toda cidade tem pelo menos um CRAS (encontre o CRAS da sua cidade).

A família deve estar inscrita e atualizada no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) antes da apresentação de requerimento à unidade do INSS.

Em quais situações o INSS pode negar o pagamento deste benefício?

Em apenas três situações. Quando a pessoa não tem a idade mínima, quando não prova a incapacidade ou quando entende que a família não é de baixa renda.

E o que fazer quando o interessado não conseguir o benefício?

Se a negativa for por que não ficou comprovada a incapacidade, deve-se questionar a perícia feita pela Previdência Social.

Se for negado por causa da renda familiar, deve-se ter o cuidado de apontar todas as despesas que a família tem com a pessoa deficiente ou idosa, por que nem sempre o INSS não leva isso em consideração.

Depois que o benefício começa a ser pago, ele pode ser cessado?

Sempre quando há mudança em um dos requisitos que deu origem ao pagamento.

O INSS tem um órgão chamado COINP – Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária que fica procurando pelo em ovo para cancelar benefícios.

Eu vi um caso que a pessoa estava viajando para o exterior e teve o benefício cortado. Tinha um que tinha uma caminhonete no nome dele. Em outro caso o filho abriu uma firma no nome da mãe e ela perdeu o benefício. Existem fraudes, mas também tem muita gente inocente.

As redes sociais podem servir de prova para que esses benefícios sejam cortados?

Muitas vezes colocamos algo que não somos no Facebook, no Instagram, enfim, na internet. E isso pode servir para o INSS fazer prova contra você mesmo. E depois, a pessoa pode não conseguir provar que focinho de porco não é tomada. E aí pode ficar sem o benefício.


Fonte: mixvale

  • Publicações10
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12871
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quem-nunca-pagou-o-inss-tem-direito-de-receber-r-954-mensal-da-previdencia-social-em-2018/601210635

Informações relacionadas

Maurício Corrêa, Advogado
Artigoshá 6 anos

O cônjuge tem direito aos bens que estão registrados no nome outro cônjuge?

26 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O título está até engraçado!
Atrai o público e dá uma big aula de LOAS.
Obrigada pela publicação no site Jusbrasil! continuar lendo

Título mal idealizado com a intenção de atrair atenção dos leitores. continuar lendo

Caro Ely,
O título em questão pelo visto conseguiu ao que se propôs, inclusive chamando a sua atenção.
Corretamente ou erroneamente elaborado, não é fato primordial, o importante foram as informações prestadas a respeito do assunto. continuar lendo

Não achei. O título propõe uma implicação a partir de uma premissa e a leitura do texto leva à dedução. Na verdade, foi perfeito. continuar lendo

Esse, socialismo exagerado, tecnicamente produz pessoas inuteis, pois sabem que nao vao procurar um trabalho para ganhar o mesmo que ele pode ganhar sem fazer nada. Irracional isso.
Enquanto isso políticos ganham muito bem obrigado. Venezuela pura, respeitando as proporções. continuar lendo

Questão de raciocínio pois se pensarmos que existem pessoas que chegam aos 65 anos de idade e não tem tempo de contribuições ao INSS para que possa aposentar-se, normalmente ao atingir a terceira idade já possui algum tipo de deficiência, no mínimo hipertensão [levando-se em consideração que o SUS nunca tem medicamentos a serem "doados"] precisa, além de sua manutenção alimentar, comprar medicamentos, roupas água, energia elétrica e na maioria das vezes pagar aluguel e IPTU - encontra-se desempregado, não por vontade própria, mas sim pela idade que ao julgamento dos empregadores já se tornou inválido. Como um idoso - "tecnicamente" tornou-se um "produto de pessoa inútil" e mesmo que "vá procurar um trabalho para ganhar o mesmo..." ! Caro Mario Jorge, coloque-se na "pele" de um idoso desempregado e que não tem tempo de contribuições ao INSS [por motivos vários] e veja bem se este idoso está enquadrado em "sabem que não vão procurar um trabalho para ganhar o mesmo que ele pode ganhar sem fazer nada." Com certeza "irracional isso." continuar lendo

Também sou anti socialismo, @majorbra . Mas há que se ter cuidado ao tratar do LOAS. Não é um benefício previdenciário (coisa somente acessível a quem trabalha e contribui). É um benefício assistencial, não tem a segurança de um benefício previdenciário, pode ser revisto a cada dois anos e se a pessoa perder as qualidades que autorizaram a concessão, poderá ter o benefício cancelado e por aí vai. Ou seja: é assistência social. Coisa que qualquer país civilizado do mundo tem. Mesmo os que são capitalistas. E é de interesse público que haja um bom serviço de assistência social, pois a falta disso gera pobreza extrema que acaba se convertendo em criminalidade. Com certeza o socialismo exagerado produz pessoas inúteis. As cotas e bolsas vão por este caminho. Mas não o LOAS, que é do que trata este artigo e que é uma coisa boa para todos. Vale lembrar que todos nós contribuímos com o Fundo Nacional de Assistência Social com os nossos impostos e com a arrecadação da Loteria. Então, mais que justo que a pessoa em apuros, possa usufruir disso. E é bom pra quem trabalha e produz também, pois não é do nosso interesse que a população caia na miséria absoluta. Muito do dinheiro que circula no comércio e alimenta a prestação de serviços vem da renda assistencial das pessoas que a recebem. Enfim, espero que eu tenha me feito entender para desmitificar o LOAS. continuar lendo

Esclarecedor! Parabéns! continuar lendo